PostHeaderIcon Quimica nos medicamentos

A Química tem tido uma participação essencial na melhoria da Saúde Humana ao longo dos tempos, mesmo quando a sua presença não é perceptível. Ela participa nas diversas fases da Saúde, desde a prevenção (desde a simples desinfecção e limpeza), ao diagnóstico, à manutenção e ao tratamento das diversas patologias, com o uso de fármacos.

Os seus antecessores eram mágicos: poções valorizadas por crenças e superstições, obtidos por tentativa e erro, em rituais de magia ou religiosos. Egípcios, Gregos, Romanos e civilizações orientais, e mais tarde os conquistadores árabes, foram substituindo o sobrenatural pelo racional e a terapêutica foi evoluindo lentamente, espalhada com as conquistas e a escrita das doenças e das receitas. Dos tempos da alquimia ficou o espírito da descoberta, a vontade da invenção, sem reservas nem constrangimentos. Mas a medicina e a terapêutica mantiveram o caráter empírico até finais do século dezoito.Desde os meados do século XIX que os fármacos se foram movendo da periferia para o centro dos cuidados de saúde, assumindo um protagonismo cada vez maior. Durante o século XX, com a explosão de novos princípios ativos que a química sintetizou ou extraiu, assistiu-se a um grande incremento de soluções terapêuticas para as diversas patologias. Surgiram os antibióticos, os fármacos que atuam no sistema nervoso central (antipsicóticos, ansiolíticos, antidepressivos), nos aparelhos cardiovascular, respiratório e digestivo, entre outros, até aos mais recentes antivíricos, antineoplásicos e imunomoduladores. O arsenal terapêutico entretanto desenvolvido, cada vez maior, mais completo e mais seguro, juntamente com os cuidados médicos e a melhoria das condições sanitárias, permitiram um aumento da qualidade de vida e da esperança de vida das populações.

Hoje a Química está presente na área da Saúde, em cada comprimido tomado, em cada colher de xarope engolida, em cada injeção administrada. Está presente na prevenção, na identificação e no tratamento das mais diversas patologias.A química continua a ser a grande fonte dos medicamentos e a dar um contributo único para a Saúde e a qualidade de vida do Homem; mesmo que seja numa simples Aspirina, preparada pela primeira vez, por Felix Hoffmann, há mais de 100 anos…

Referencia:  http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2012/02/quimica-e-saude.html#more

Leave a Reply