PostHeaderIcon Quimica nos alimentos

Os átomos são as unidades básicas da matéria e da vida. Apresentam características diferentes e podem ser ligados por forças, designadas por ligações químicas, originando moléculas.

As moléculas orgânicas são a base da vida formando as proteínas, os hidratos de carbono, os lipídios ou gorduras, as vitaminas, enquanto as moléculas inorgânicas são, por sua vez, a base dos minerais. Este conjunto designa-se por nutrientes.

Os aditivos alimentares, substâncias adicionadas intencionalmente

Servem para evitar que os alimentos se estraguem por ação de bactérias, fungos, bolores, aumentar o seu valor nutritivo, preservar as suas propriedades físicas e tornar os alimentos mais atrativos (cor e sabor).

A classificação dos aditivos alimentares baseia-se na função que estes desempenham no alimento destacando-se os corantes, conservantes, antioxidantes,emulsionantes,espessantes,gelificantes,estabilizantes, intensificadores de sabor, acidificantes, entre outros.Alguns exemplos de aditivos alimentares: ácido láctico, ácido cítrico, vitamina E, vitamina C, acido acético.

acido citrico

vitamina e

vitamina c

 

acido acetico

Referencia: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/07/httpbondingwithfood.html#more

Leave a Reply