PostHeaderIcon Os elementos químicos presentes no corpo humano

Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza, 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é de oxigênio.

Temos 95% da massa do nosso corpo formado por 4 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Os outros elementos apresentam em quantidades bem menores, mas não são menos importantes, para o funcionamento do corpo. Um bom exemplo é o ferro que compõe apenas 0,005% do corpo humano, mas é essencial para o seu funcionamento, principalmente no sangue. O cálcio 1,38% que forma, por exemplo, os ossos e os dentes. O iodo 0,001% que regula o funcionamento de tiróide.

Existem também elementos do tipo “penetras”, que entram em nosso corpo, mas não desenvolvem nenhuma função útil. O alumínio é um dos mais comuns. Traços deste elemento entram em nosso corpo através do uso das panelas na hora de cozinhar os alimentos. São eliminados pela urina, em poucas horas ou dias. Muitos dos elementos “penetras”,  são perigosos como é o caso dos metais pesados (Chumbo, mercúrio, etc). Estes entram no corpo e não são eliminados podendo  (dependendo da quantia) desencadear graves doenças.

Autor: Vitor Moreno

Referência: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=9&id=470

Leave a Reply